Chris Birch venceu a prova realizada na África do Sul
Redação MotoX.com.br - Texto: Renato Fernandes - Fotos: Hubert Stanka e Divulgação
![]() Chris Birch |
Homens e máquinas contra as montanhas de Lesotho, na África do Sul, onde algumas das trilhas foram abertas especialmente para a edição 2009 do "Roof of Africa". Horas intermináveis sobre a motocicleta enfrentando o calor e a desidratação, esta foi a tônica da prova considerada a mais dura edição do evento já realizada. Prova disto foi a declaração de Darryl Curtis, duas vezes vencedor do evento: "Esta foi a corrida mais difícil que fiz em toda a minha vida".
A competição foi aberta pelo tradicional "Round the Houses", prologo de três voltas realizado no centro de Maseru, onde o piloto local Jade Gutzeit fez o melhor tempo com sua BMW, seguido pelas KTMs de Chris Birch e Darryl Curtis. Na divisão por classes, Birch foi o melhor na Open, a principal categoria, seguido pelo piloto oficial BMW Andreas Lettenbichler. Estes dois concorrentes, monopolizaram as atenções durante os três dias de prova.
![]() Andreas Lettenbichler |
Chris Birch, que liderou o primeiro dia, levou quase dez horas para completar o percurso, seguido por apenas outros seis pilotos que conseguiram terminar a etapa no tempo estimado. Tanto que a organização resolveu cancelar o último trecho de 52 quilômetros, pois perceberam que este ano seria impossível completar o percurso no tempo ideal de prova.
Lettenbichler não passou por um posto de controle no início da prova e foi penalizado em uma hora. Mas numa recuperação surpreendente, se destacando nos trechos de subida, conseguiu superar mais de cem oponentes para finalizar a primeira etapa em segundo, atrás apenas de Birch. No terceiro e último dia Lettenbichler continuou andando forte, assumindo a liderança, abrindo vantagem sobre os demais, até que uma pedra apareceu no seu caminho.
O azar bateu a porta do piloto alemão novamente, ele colidiu forte em uma pedra, quando subia uma encosta rochosa muito íngreme, rachando o cárter de sua moto. Mesmo com o vazamento de óleo ele prosseguiu na prova, mas faltando apenas oito quilômetros para a linha de chegada, seu motor travou, tirando-o da competição, impedindo uma vitória praticamente certa.
![]() Cárter furado roubou a vitória de Lettenbichler |
![]() Evento fará parte do Mundial de Extreme Enduro em 2011. |
A partir daí, o que se viu, foi mais uma recuperação incrível, onde o neo-zelandês não apenas se recuperou e assumiu a ponta, mas também estabeleceu um novo recorde ao vencer com duas horas e treze minutos de vantagem sobre o segundo colocado, seu compatriota Rory Mead. Na sequência vieram dois pilotos locais, Jade Gutzeit e Darryl Curtis, terceiro e quarto respectivamente. Dos 117 pilotos que largaram apenas 4 completaram a prova.
Resultados
1. Chris Birch
2. Rory Mead
3. Jade Gutzeit
4. Darryl Curtis
![]() |
Nenhum comentário:
Postar um comentário